Lição de casa sem fazer ou feita de
qualquer jeito, na frente da televisão ou na pressa. Essa é uma reclamação
frequente de pais e professores. Mas o que as famílias, com o apoio da escola,
podem fazer para prevenir ou transformar a situação?
No que diz respeito a nós, educadores,
precisamos acertar mais na definição da natureza da tarefa. Essas atividades
precisam cumprir suas funções de sistematização de conhecimento, ampliação de
saberes e de investigação. Não basta que elas sejam apenas parte da rotina
escolar sem um objetivo claro. Além disso, é preciso equilibrar níveis de
desafios das lições, tendo em vista o desenvolvimento da autonomia do aluno.
Mas estudar com progressiva autonomia é uma
aprendizagem que requer investimentos - da ordem de atitudes e procedimentos –
e muitos estudantes precisam de ajuda para se organizar. Considerando os
diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, os familiares devem ajudar os
filhos a estabelecer uma rotina diária com metas pessoais de estudo. Para
tanto, em vez de seguir receitas, uma dica valiosa é ouvir as crianças sobre
suas produções e se interessar pelo que elas estão estudando.
- Reserve
um espaço na agenda para acompanhar as produções das crianças.Sente
com seu filho e faça uma checagem do que aconteceu na semana e dos compromissos
da próxima. Há algum trabalho, prova ou tarefa mais complexa que exija maior
investimento de tempo?
- Defina um horário para
fazer as tarefas. Isso ajuda
a manter não só uma rotina de estudos, mas um compromisso com as
responsabilidades da escola.
- Mantenha um ambiente
propício para a concentração e foco nas atividades.Televisão,
eletrônicos, ambientes movimentados ou barulhentos, por exemplo, podem disputar
muito a atenção da criança.
- Disponibilize materiais
complementares, como
dicionários, mapas, fitas métricas, calendários, livros literários e jogos para
os anos iniciais. Eles podem auxiliar os estudos e facilitar o entendimento de
alguns conceitos e atividades.
- Frequente bibliotecas,
cinemas, museus e outros espaços culturais que enriqueçam as práticas realizadas na escola,
instiguem a curiosidade e ampliem o repertório deles.
- Conheça o programa do
bimestre ou trimestre e o que seu filho precisa aprender. Cabe à escola oferecer todas as informações
pedagógicas e, aos pais, acompanhar essas práticas.
- Estabeleça uma rotina de
comunicação, seja presencial ou à distância, com a escola e saiba como está o desempenho do seu filho.
Esse contato pode ser por telefone, e-mail ou mesmo por meio da agenda.
- Aproxime-se do que seu
filho considera significativo. Peça,
por exemplo, que ele compartilhe uma atividade que gostou de realizar na
escola. Apreciar e valorizar o que as crianças desenvolvem pode fortalecer a
relação e servir de incentivo para se dedicarem mais os estudos.
- Observe se ele está
enfrentando alguma dificuldade. Em
caso afirmativo, procure a instituição que ele estuda, compartilhe as suas
percepções, peça orientações mais específicas e busque saber sobre possíveis
planos de apoio pedagógico.
No conjunto das dicas, destaco o que é mais
importante: é preciso superar a visão idealizada de estudante e valorizar os
avanços e o crescimento de cada um, respeitando os diferentes estilos de aprendizagem.