terça-feira, 16 de maio de 2017

RESPONSABILIDADE E COMPROMETIMENTO

INTERTEXTO

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Bertolt Grecht


Grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. É com esse lema que o Homem-Aranha, um dos mais famosos heróis dos quadrinhos e dos cinemas, continua divertindo e encantando gerações, desde sua primeira história publicada há mais de 50 anos.

É importante ter atenção aos detalhes: o jovem Peter Parker ganhou superpoderes após ser picado por uma aranha radioativa, mas não foram os poderes que transformaram o jovem nerd em um super- herói, na verdade ele poderia ter se tornado um super- vilão.

O que define o heroísmo do aracnídeo é o conselho de seu Tio Ben, que começa esse nosso texto: grandes poderes trazem grandes responsabilidades. O tio de Peter não sabia dos poderes de aranha, portanto, quando dizia isso, ele se referia não a superpoderes, mas aquilo que cada um de nós temos de melhor, aquilo que nós sabemos e podemos fazer de bem. Só quando Peter Parker se compromete a usar aquilo que ele tem de melhor para fazer o bem, é que ele se torna o Homem-Aranha.

Talvez isso ajude a explicar o sucesso do “cabeça de teia”, suas histórias nos lembram que todos temos que agir com responsabilidade.

E aí, como estamos usando aquilo que temos de melhor em cada um de nós?